
Prorrogada até julho a emissão de notas fiscais avulsas sem custos pelo GDF
Os microempreendedores individuais (MEIs) do Distrito Federal poderão continuar a emitir notas fiscais avulsas sem custos pelo sistema da Secretaria de Economia. A pasta prorrogou o funcionamento do sistema até 31 de julho de 2022. Antes, o prazo final estava estabelecido para 31 de dezembro de 2021. Da mesma forma que no ano anterior, devido à pandemia e como o micro e pequeno empreendedor esta em dificuldades e na época houve essa prorrogação.
Portanto, a Portaria nº 353, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (30), estendeu a possibilidade de gerar os documentos fiscais sem custos de certificação digital, por meio do Sistema de Emissão de Nota Fiscal Avulsa (Senfa), Como resultado, fica estendido por mais sete meses e enquanto isso o MEI tem um prazo maior para respirar por mais uns meses antes de ter que investir em um certificado digital e um programa pra gerenciar suas notas fiscais.
Essa iniciativa beneficiará mais de 214 mil pequenos empreendedores no Distrito Federal, que poderão utilizar o sistema para emissão de nota fiscal avulsa, tanto para a saída de mercadorias quanto para prestação de serviços. Enquanto isso, o MEI poderá estudar as opções de mercado e até negociar preços mais em conta.
Para utilizar o Senfa, o empreendedor ou profissional deve acessar o site da Receita do DF e procurar por “Nota Fiscal Avulsa”. O sistema exige um cadastro para acesso e utilização. O cadastro de senha também fica disponível até o dia 31 de julho de 2022. Em conclusão, essa decisão do GDF ajudou muito, pois o MEI no início do ano tem muitos outras gastos, tanto com a empresa quanto pessoal.
Confira a fonte no link abaixo:
https://www.economia.df.gov.br/prorrogada-ate-julho-a-emissao-de-notas-fiscais-avulsas-sem-custos/